Proplan
Orientação para Processos

Formulação de Denúncias

1- A denúncia deve ser dirigida ao Presidente da Comissão de Ética da Universidade Federal do Paraná.

2- A Comissão aceita apenas denúncias por escrito (manuscrita, digitada, mensagem eletrônica, etc.). Local de entrega: pelo e-mail eticapublica@ufpr.br; por processo sigiloso criado pelo SEI ou presencialmente desde que agendado previamente por e-mail. A Comissão de Ética não possui telefone.
Se preferir ou for mais conveniente, a denuncia pode ser entregue pessoalmente a qualquer um dos membros da comissão (titulares ou suplentes) em seus locais de trabalho ou na sede da Comissão, sob agendamento prévio via email ou telefone.

3- As denúncias devem apresentar provas da matéria denunciada (cópia de documentos que indiquem a veracidade da denuncia, relatos e depoimentos).

4- No Requerimento*, a denúncia deve conter:
- identificação do(s) denunciado(s) e seus contatos (obrigatório);
- narrativa dos fatos que, na visão do denunciante, possam infringir o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do poder Executivo Federal (Código disponível em www.eticapublica.ufpr.br - legislação);
- nome de testemunhas (e seus contatos), se houver;
- solicitação para que a Comissão de Ética da UFPR apure os fatos;

5- Caso o denunciante queira um retorno de sua denúncia deverá apresentar, no requerimento, um contato eletrônico.

Modelo de Requerimento para Download